quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Empresários punem estudantes da UFRN por protesto recolhendo os Circulares

Com a conivência da prefeitura de Natal, os empresários do transporte "público" da cidade recolheram os Circulares da UFRN como forma de retaliação ao protesto articulado nas redes sociais, já que este teve como principais atores os alunos da Universidade e do Instituto Federal do RN - UFRN e IFRN, respectivamente. Nenhuma das demais linhas, que ao contrário da linha interna do campus cobram passagem,   teve sua frota diminuída.

O protesto teve início às 15h30min na parda do circular, próximo ao Shopping Via Direta e seguiu caminhando pela BR-101 com cerca de 600 participantes. Sendo interceptado, aproximadamente às 20h, pela ação truculenta da Polícia de Choque do RN.


O desastre administrativo municipal teve seu  papelão mais recente quando três linhas de ônibus urbanos (03, 45, 28) foram desativadas sem aviso prévio, deixando os usuários por horas nas paradas sem saber o que tinha ocorrido. A prefeitura se deteve, no dia seguinte à interrupção do serviço, a aconselhar os usuários a utilizar transportes com percursos próximos aos das linhas desativadas. 

No entanto o que desatou a revolta popular foi o aumento da passagem em 10%, reajuste maior que a inflação do período que foi de 7,58%, elevando-a ao valor de R$2,40. Em junho a prefeita Micarla de Sousa negou que haveria reajuste do preço das passagens, chegou até mesmo a enviar seus "cargos comissionados" para a rua durante um protesto organizado pelo Movimento #ForaMicarla com cartazes com os dizeres: "Micarla não vai deixar aumentar". Ainda em agosto  a  5ª Vara da Fazenda Pública, negou o pedido de indenização e reajuste no valor das passagens. Porém nesta segunda-feira (27.08) a população foi bombardeada com a notícia de que no dia seguinte haveria aumento na tarifa. Muitas pessoas foram pegas de surpresa ao passarem pela catraca.

A prefeita do PV não concorrerá ao pleito eleitoral devido a uma rejeição que já nas primeiras pesquisas estimuladas, realizadas em junho deste ano, alcançou de 66,65% enquanto que alguns dos atuais candidatos tinham valores bem mais baixos: Carlos Eduardo (PDT) foi rejeitado por 2,3% dos entrevistados;Hermano Morais (PMDB), 1,5%; Rogério Marinho (PSDB) por 1,3%; e Fernando Mineiro (PT), 0,8%. 

A Borboleta resolveu colocar as asinhas de fora e assinar a autorização do aumento, mas como demonstrado desde a ocupação da Câmara Municipal por 14 dias em 2011,  a população não vai mais aceitar calada os  seus desmandes e falcatruas. O protesto de hoje não foi o primeiro  nem será o último! O natalense resolveu mostrar que não "deve favor" a empresários e que pelo custo de vida nessa cidade merece serviços públicos de melhor qualidade. Nem mesmo a intervenção da polícia, agindo sempre como  um feroz cão de guarda dos poderosos e contra os que deveriam ser protegidos por ela, vai parar esta revolta (http://www.flickr.com/photos/86145755@N04/7890945858/). Como bem colocado na faixa do CA de Direito da UFRN: "Até que tudo cesse nos não cessaremos".

Em véspera de eleições, cabe ao povo, este mesmo que elegeu Micarla em 2008 no primeiro turno com 50,84% dos votos, parar para refletir a cerca do poder que tem nas mãos e não repetir o mesmo erro ao manter família A ou B no poder, ou ainda,candidatos que já fizeram administrações municipais desastrosas e se colocam como confiáveis. O mesmo vale para eleger o legislativo, temos vereadores que são apoiados   até mesmo por condenados na Operação Impacto. 

Antes de votar, pesquise a história dos candidatos, saiba quem são os que os apoiam , não jogue seu voto no lixo!

Escrito por: Isabel Andrade L. de Sousa 
Vice-presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Biociências; ex- tesoureira do Centro Acadêmico de Biologia; Mestranda em Bioquímica - UFRN

Fontes:
Colaboradoras: Taliane Domingos e Luh Xavier via telefone
Crédito das Fotos: Civone Medeiros via Facebook
Créditos do vídeo Leonardo Sinedino via Facebook


23 comentários:

  1. A UFRN com tanto dinheiro que recebe Do Governo Federal não coloca linhas próprias para circular no campus, ficamos dependemos dessas empresas e no movimento não tinha só estudantes da UFRN tinham pessoas de vários cantos.

    ResponderExcluir
  2. mesmo que fossem apenas estudantes da ufrn... é um direito nosso protestar.

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja hora de planejar outra mobilização... talvez em um lugar mais crítico..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez na sua casa, neh, fik parando vias publicas enquasto tem pessoas morrendo querendo passar, gravidas, pessoas q trabalharao o di inteiro e so quer chegar em casa para ver os filhos, vai toma no cu

      Excluir
    2. Vai tomar no cu você, fdp burguês! Se vc aceita de cabeça baixa que os empresários e essa prefeita carai tripudiem em cima dos seus direitos, PROBLEMA SEU! Eu, e mais uma galera, não aceitamos e vamos continuar lutando pelo direito de todos, inclusive o seu, idiota!

      Excluir
    3. Possuo carro! Tenho dinheiro para o combustível! Não dependo PORRA nenhuma dos ônibus! Mas APOIO 100% a causa! Pra quem tem meio de transporte pode ter um stress um dia, dois, mas quem paga um absurdo de tarifa como esse vai ter stress o mês INTEIRO! O salário não aumenta, as bolsas da universidade não aumentam! Quem é funcionário até recebe auxilio transporte!Mas quem é estudante, depende de bolsas, estagios e etc, é quem mais de prejudica! Apoio a causa e mesmo que os protestos causem dano a mim de alguma forma ainda sim sei que é para o bem comum e que vale a pena. Não estão saindo nas ruas pra protestar por merda,mas sim pelo direito do povo de assumir seu lugar em um governo que é só autoritarismo. É a tentativa de retomar o que um dia já foi do povo, o poder.

      Excluir
    4. Esse é dos meus. Muito bem você que é solidário com quem não tem transporte e precisa da linha de ônibus funcionando como deve ser, e com passagem que dê para todos pagarem. Exigimos do poder público um bom serviço.

      Excluir
  4. Vcs tem e que tomar vergonha na cara um monte de bardeneiros isso e o que vcs são impedir o direito de ir e vir da população nao e protesto querem protestar vão pra frente da casa da prefeita vcs são apenas um monte de vândalos se eu fosse comandante da policia mandava descer a porrada pra ver se vcs tomam vergonha na cara !!!

    ResponderExcluir
  5. Revoltadinho anda de carro e achou ruim enfrentar trânsito!

    Fica na tua! Seu egoísmo é causa geradora do problema que vivemos!

    ResponderExcluir
  6. Ai quando é um político que estar fazendo sua campanha, parando transito, som alto, sujando as ruas vcs de carro adoram neh? deixa a poulação tentar ser feliz, o unico modo de conseguir algo e fazendo isso ir nas ruas gritar com a propria voz!

    ResponderExcluir
  7. Eu até acho bonito a força de vontade e a coragem da população de meter a boca no trombone e dar a própria cara a facada, mas a burrice de deixar certas pessoas no poder durante 8 anos é demais! A única coisa que pode ser feita pra mudar essa imundice que tá na política é não votando. Não pensem que existe gente de mão limpa pra entrar na política, porque estes uma vez lá dentro, vira bandido do mesmo jeito (exceto Lula, que foi o único que eu vi com meus próprios olhos fazer algo pelo nosso país).

    Eu só tirei meu título de eleitor quando fui obrigada, e sinceramente não tenho confiança em ninguém das pessoas candidatas pra entregar uma das coisas mais preciosas que eu tenho como cidadã perante a sociedade: meu voto.

    Pense bem, gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a culpa eh somente dos proprios manifestantes que colocaram micarla no poder

      Excluir
  8. Que os protestos continuem pois a população de Natal precisa deixar de ser tão pacífica com o descaso dos nossos governantes. Parabéns aos estudantes que têm coragem e vão à luta.

    ResponderExcluir
  9. Sou bolsista de Assessoria de Imprensa do CB, gostaria de me colocar a disposição do CA para a divulgação de eventos e noticias através da Agecom. qualquer coisa, mandar e-mail para ascom@cb.ufrn.br
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  10. A pessoa que nem coragem de assinar o nome, e que critica a ação dos estudantes indo as ruas lutar por seus direitos...somente uma pequena reflexão.Chamar os outros de baderneiros e fácil, difícil é tirar sua bundinha de um acento confortável e fazer o que tivemos coragem de fazer, lutar é pra poucos,mas não somos filhos de P, pra tudo aceitar e sem reclamar...somos a massa pensante dessa P de Brasil...portanto, acredite nas lutas, sempre alguém tem que perder e sofrer, mas no final o beneficio sem vem pra todos!

    ResponderExcluir
  11. Jéss de Araújo Wahlers o grande problema é que tem uma maioria que é como o Anônimo que nos chamou de "bardeneiros" e na hora do voto literalmente caga nosso futuro. Daqui a um mês é hora de escolher um novo prefeito e a corja de veriadores, mais a HEREDITARIEDADE do nosso estado junta com esses "Anônimos" será que vão deixar a gente fazer uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  12. O Mineiro é uma boa escolha... Mas o foco desse post é outro.

    ResponderExcluir
  13. Os estudantes,á população tem direito de reclamar,de fazer passeatas,falta respeito é do poder público,que deveria ter saído do poder,por improbidade administrativa,caos em toda cidade do Natal,esse aumento apenas é mais uma quebra de palavra,o povo,merece e precisa ,usar á cidadania,pra fiscalizar e cobrar,respeito,vão aumentar,avisem com antecedência,todas pessoas ,tem seu orçamento,pra quem ganha pouco,tudo faz falta,se o poder público e privado,tem orçamento,imagine,estudantes e assalariados...respeito é bom e faz bem,políticos,aprendam á respeitar á população!

    ResponderExcluir